Adotei Binx da rua há quase um ano, quando ainda era filhote.
Ele tem a cor ponteada típica dos Siameses. Sei que é apenas um SRD por causa das diversas colorações de seus irmãos e pelo físico dele. Entretanto, percebi que Binx apresenta personalidade bastante similar à de outras duas SRDs “Siamesas” que tive no passado: miados altos e constantes, muita energia, gosto por lugares altos, certa independência e muito apego a mim. Gostaria de saber se o gene que define a pelagem também influencia na personalidade do gato ou se a semelhança do comportamento de Binx com o das outras SRDs é apenas coincidência.
Maria Carolina Dell, Mineiros, GO.
Prezada Maria Carolina, obriado por seu questionamento perspicaz e oportuno. O par genético que confere coloração ponteada a vários gatos, de raça ou não (cores nas pontas e manto do corpo claro, com olhos sempre azuis), provém do gato Siamês. Mas essa coloração se espalhou e está presente em muitas raças, entre elas Persa, Ragdoll, Sagrado da Birmânia e Sphynx.
Com certeza, cada gene tem sua memória genética, o que, de certa forma, imprime características de personalidade. Porém, o fator mais forte e importante na formação do temperamento é o meio em que o gato e seus antepassados viveram.
É preciso considerar que imprevisibilidade comportamental é um traço marcante dos gatos SRD, causado pela diversidade genética e grande influência do meio nas diversas gerações. Ao mesmo tempo, pode-se afirmar que a semelhança de comportamento entre os três SRDs com os quais você conviveu não é apenas coincidência. A genética trabalha com probabilidades e a contribuição da cor não deve ser descartada.
Tudo de bom para você e o seu falador Binx.
Agradecemos a colaboração de Gerson Alves que é presidente do Clube Brasileiro do Gato (CBG) e criador das raças Persa e Burmês, no gatil Pax Deorum, de São Paulo