Vet responde: Dúvidas de saúde enviadas por leitores

Foto: istock/points

Complicação cirúrgica

 No quarto dia após a castração da minha gata, apareceu uma bola mole bem no local da cirurgia. O que pode ser?

Renata Rodrigues, do Rio de Janeiro

Estela Pazos: Olá, Renata! Pela sua descrição, pode ser uma hérnia ou o rompimento de algum ponto da cirurgia. Sugiro que leve sua gatinha para uma reavaliação da cirurgia. 


Castração

Minha gata foi castrada hoje e está muito agitada. Não para de pular. Está subindo até nos armários da cozinha. O que posso fazer para ela ficar mais quietinha?

Roberta, de Condor-RS

Estela: Olá, Roberta! Imagino que essa agitação seja por causa do retorno da anestesia. O ideal é prendê-la em algum local onde ela não tenha muitas opções para subir. Pode até ser a caixinha de transporte. Deixe-a em um lugar escuro e calmo até melhorar a agitação. Não deixe que ela escale ou pule, pois pode romper os pontos e ter que retornar ao veterinário para ser anestesiada novamente para fechá-los.


Cálculo renal x insuficiência renal

Gostaria de saber qual a diferença entre as duas doenças.

Instagram:@ anapaulampxp, via Instagram Pulo do Gato

Estela: O cálculo renal aparece quando uma ou mais estruturas sólidas se formam no interior dos rins. Esses cálculos são compostos por minerais e sais que se aglutinam na urina concentrada do gato, principalmente quando ele ingere pouca água. Dependendo da localização desses minerais e sais, eles impedem o bom funcionamento dos rins. A insuficiência renal ou doença renal pode ser aguda, quando ocorre uma rápida e repentina perda da função renal, ou crônica, quando os rins perdem a capacidade de efetuar suas funções de forma lenta, progressiva e irreversível, promovendo um acúmulo de metabólitos tóxicos no organismo.


•Pontos inchados

Minha gata foi castrada há três dias e o local dos pontos está muito inchado. Isso é normal?

Izabelle Alves, de Jaboatão dos Guararapes-PE

Estela: Dependendo do tipo de ponto, pode ocorrer um leve inchaço, mas é importante contatar o veterinário que a operou para avaliar se está tudo dentro do esperado. 


 •Cegueira em gato

Um ferro enorme e pesado caiu em cima da cabeça do meu gato. Já se passaram dois dias desde o acidente, já o levei ao veterinário, que disse que ele está bem, já deu o anticoagulante e outras coisas, mas ele ficou cego. Queria saber se a cegueira seria temporária ou permanente.

Raphaela Souza, de Pirassununga-SP

Estela: Se o olho do seu gato foi afetado por essa pancada, há probabilidade de cegueira. Se o local estiver inchado mas a pancada não tiver afetado a região do olho, pode ser apenas uma cegueira temporária pelo trauma, mas somente com uma avaliação clínica será possível saber. Uma avaliação com um veterinário oftalmologista pode ser necessária.


Hiperplasia Mamária

Minha gata está com os peitos muito inchados e duros, mas não está com barriga de grávida. O que pode ser?

Cristiana, de Magé-RJ

Estela: Sua gata pode ter hiperplasia mamária. A indicação é tratamento com medicações e, posteriormente, a castração para a retirada do estímulo hormonal que leva a esse aumento das mamas. Se sua gatinha recebe medicamentos para inibir o cio, pare imediatamente e leve-a para uma consulta com o veterinário.


 •Fiv e Felv

Tenho um gato macho que não é castrado nem vacinado ainda. Na quinta de madrugada, ele acabou saindo e brigou com um gato que vive andando aqui na rua. Foi tudo muito rápido. Ele pode ter contraído FIV ou FELV? Ele teve um pequeno furinho no pescoço e um arranhão um pouquinho fundo, mas não chegou a sair sangue. Como faço para saber se ele contraiu essas doenças? Quais os primeiros sintomas? 

Rebeca, de Sorocaba-SP

Estela: Sim, ele pode ter contraído essas doenças se os gatos com quem teve contato forem positivos para um ou os dois vírus. Para saber se ele contraiu a doença, será necessário procurar um veterinário para uma avaliação do estado geral do seu gato e para fazer os exames, é preciso aguardar o período em que os vírus seriam detectáveis.  Os primeiros sintomas podem demorar muito para aparecer e, por isso, é necessário se antecipar aos sintomas e buscar ajuda o quanto antes.


•Inchaço no ânus

Uma gata apareceu na minha porta há uns três dias e acabei adotando-a. Ao fazer o primeiro cocô aqui em casa, na caixa de areia, percebi que ela teve muita dificuldade, fez muita força. Ao acabar, reparei que o ânus dela estava inchado e bem vermelho. O que seria isso? Também notei um pequeno inchaço em uma das mamas. Ela parece ser filhote ainda.

Juliana, do Rio de Janeiro

Estela: O inchaço no ânus pode ter ocorrido pelo esforço extremo ao eliminar essas fezes extremamente ressecadas, machucando a região. Geralmente, em poucas horas volta ao normal. O inchaço nas mamas precisa ser avaliado pelo veterinário, embora nessa idade não seja comum ocorrer problemas nas mamas – apesar de que algumas gatinhas filhotes, de 5 ou 6 meses, já apresentam cio.


Por:

Dra. ESTELA PAZOS

Médica-veterinária pós-graduada em Medicina Felina. Atende exclusivamente gatos em São Paulo – clínica médica, comportamento, ozonioterapia, medicina preventiva e nutrologia. E-mail: [email protected]


Clique aqui e adquira já a edição 142 da Pulo do Gato!