Gatos “agressivos” e agitados: como lidar?

Felinos filhotes tendem a ser ativos e gostar de brincadeiras que envolvem unhas e muita lutinha

Imagem meramente ilustrativa: Stock photo © Michael Leidel

Não sabe brincar

Meu gato de 3 meses está muito agressivo ao brincar, mordendo a todo momento. Já tentei várias táticas como spray de água, palmas para tirar o foco desse comportamento, mas nada parece adiantar. O estranho é que nunca o incentivei a brincar dessa maneira. Dona: Jheny Vaz. Raça: SRD. Idade: 3 meses.

Naila: Oi Jheny! O seu gatinho ainda é bebê e provavelmente nem trocou os dentinhos por permanentes, então os dentes de leite acabam machucando mais, pois são muito finos. Quando os filhotes da ninhada brincam entre eles, as mordidas e patadas são completamente normais. Então, quando os gatinhos chegam em nossas casas, eles brincam da forma como aprenderam com os irmãozinhos.
Não dê broncas, pois ele está expressando um comportamento totalmente natural. O ideal, principalmente nessa idade, é sempre ter um brinquedo em mãos, seja um com penas na ponta, um bichinho de pelúcia, uma corda grossa ou qualquer outro. Quando o gatinho atacar, você o induz a morder o brinquedo em vez das suas mãos e braços. Nessa idade, os filhotes realmente têm bastante energia e adoram brincar, por isso, não use nenhum tipo de punição e se divirta com seu gato e seus brinquedinhos.

Agitado

Meu gato não me deixa dormir. De madrugada, ele mia, arranha a porta e pula na maçaneta até eu abrir o quarto. Aí ele vem mamar no meu pescoço várias vezes durante a noite. Essa ação me incomoda muito e já me causou uma dermatite enorme. Cristina Maria Dos Santos Florêncio. Raça: SRD. Idade: 1 ano e 10 meses.

Naila: Cristina, o seu gato aprendeu que, quanto mais ele arranhar a porta e pular na maçaneta, mais você se sentirá coagida a abrir para ele. O ato de mamar provavelmente traz para o seu gato conforto e sensação positiva, pois remete ao ato de mamar na própria mãe dele, quando filhote. Como ele está buscando algum carinho e conforto, evite dar broncas, por enquanto.
O que você pode fazer para melhorar o comportamento é gastar a energia do seu gato antes de ir dormir, então brinque bastante com ele. Varinhas com penas na ponta que imitam uma presa, caixas de papelão com furos para entrada e bolinhas de papel também são brinquedos legais.
Para entretê-lo durante a noite, convém espalhar ou esconder alguns grãos de ração pela casa. Isso aguça um comportamento natural, que é o de explorar, e será recompensado pela ração ou petisco encontrado, e isso vai fazer com que ele fique um tempo entretido. Você pode começar escondendo em locais de fácil acesso e ir dificultando aos poucos. Aposto que ele vai gostar de passar mais tempo com você e ficará um pouco mais cansado para dormir.

Agradecemos Naila Fukimoto Adestradora da equipe Cão Cidadão pelas dúvidas respondidas.


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!