British Sunshine: dos Estados Unidos para o Brasil

Beatriz Taques Martins agora cria a raça British Shorthair em nosso país

Fotos: Renan Ribeiro
Um dos destaques da raça British, que fez Beatriz Taques se encantar por eles, foi a diversidade de cores

Beatriz Taques Martins, do Rio de Janeiro, sempre criou cães. Porém, os felinos entraram em sua vida quando se mudou para os Estados Unidos. “Desde criança criou cães e não sei o que é viver sem ter bebês nascendo, se desenvolvendo, selecionado cruzamentos. Não sei o que é viver sem animais! Quando me mudei para os Estados Unidos, fiquei um tempo sem ter bichos, mas parecia que uma parte de mim estava incompleta e decidi iniciar uma criação de gatos, pois minha casa não comportava uma criação de cães”, compartilha Beatriz, que cria a raça British Shorthair há menos de dois anos pelo gatil British Sunshine. “Encontrei o British em minha busca por um gato que tivesse pelo curto, que não desse trabalho para desembolar, mas que fosse fofo! Não queria gatos com o focinho extremamente curto como os Persas, mas também não queria gatos com o focinho longo. Sempre tive fascínio pela variedade de cores em gatos, aí o British caiu como uma luva!”, explica.

ESTRUTURA DO GATIL

Beatriz, neste ano de 2023, voltou ao Brasil e trouxe seus gatinhos para nosso país. Aqui, continua todos os cuidados que já tinha nos Estados Unidos. “Eles necessitam de atenção, alimento de alto valor nutricional, água sempre fresca, ambiente enriquecido e escovações semanais. Temos veterinário 24 horas por dia, pois sou formada em Medicina Veterinária. Sou responsável por todo o manejo reprodutivo, elaboração de cruzamentos, castrações, cesáreas quando é necessário, prescrição de medicamentos e protocolos de vermifugação e vacinação”, aponta a criadora.
Os gatinhos ficam instalados em três casas que somam aproximadamente 1.000 m² de área interna. “Todos os nossos gatos convivem dentro de casa. Dividimos os grupos com membros da família, de modo que todos os gatos tenham interação em ambiente familiar. Não apoiamos a criação em gaiolas ou em ambientes separados do convívio, pois são animais extremamente carinhosos, e trancá-los não os deixa felizes”, revela Beatriz.
Sobre a alimentação, Beatriz diz que eles necessitam de alimentos com alto valor nutricional. “Meus gatos comem alimentação natural (ressaltando que a AN é complexa de elaborar e requer instrução de veterinário). É importante que gatos recebam alimentos úmidos para uma hidratação adequada. Além disso, deixo uma porção de ração para comerem quando quiserem. Hoje utilizamos a Prediletta, que é realmente feita com carne fresca e ingredientes nobres”, aponta.

Foto: Arquivo do proprietário (gatil Sunshine BSH)
Filhotes são desmamados com 60 dias, mas convivem com as mães até os 4 meses de vida

FILHOTES

No gatil Sunshine, os bebês iniciam o processo de desmame com 60 dias, mas não são retirados de suas mamães de uma só vez. Gradualmente, vamos diminuindo as mamadas até que o leite materno não seja mais necessário. Assim que os bebês consigam se alimentar sem a necessidade da mãe, separamos a mãe por alguns dias até que o leite seque e, em seguida, devolvemos a mamãe para o convívio dos bebês, pois julgamos importante esse vínculo, cuidados e ensinamentos que a mãe oferece à cria até os 4 meses, quando ocorre a entrega do filhote”, descreve.
Beatriz trabalha com lista de espera dos filhotes. “Até o momento, todos os nossos clientes são dos Estados Unidos, mas vamos começar a abrir a lista de filhotes para o Brasil no final de 2023. Temos gatos no Rio de Janeiro, São Paulo e Estados Unidos. Todos sob cuidados de membros da minha família”, afirma a criadora, que entrega todos os seus gatos vermifugados, vacinados, castrados, com microchip e manual de cuidados. “Não existe a possibilidade de venda de gato não castrado (inteiro). Os British são gatos de luxo. Para ter um bom exemplar, o novo proprietário precisa investir em boa qualidade genética”, destaca.
Antes de vender um filhote para alguém, Beatriz toma o cuidado de se certificar de que o cliente está preparado para ter um gato. “Então eu me preocupo em tirar todas as dúvidas, enviar o manual e a avaliar o perfil do cliente no pré-venda, e isso tem evitado que clientes tenham muitas dúvidas e, principalmente, que o gatinho vá para a casa de uma pessoa despreparada. Dessa forma, quando o gatinho chega na nova casa, a pessoa já está preparada para recebê-lo. Sempre nos colocamos à disposição para esclarecer eventuais dúvidas”, finaliza.

Contatos:
Instagram:@sunshine_british_shorthair – Facebook: Beatriz British Shorthair – www.sunshinecats.com – SunshineCats – Nome de Registro na IBC; Sunshine BSH – Nome de Registro na TICA;

Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!