Gatil Libélula Azul se destaca no American Winner 2023

Persa AW23 GIP BR*Libélula Azul Max foi o grande campeão na categoria 01 Machos neutros e Libélula Azul Ayla foi nominada para a final

Foto: Silvia Pratta
Vania Rocha com Libélula Azul Max, campeão da categoria 1 machos neutros do American Winner, e Ramon com Libélula Azul Ayla, filhote nominada para a final do AW


Vania Rocha Andrade, criadora de Persas pelo gatil Libélula Azul, acaba de receber uma alta premiação, o título de American Winner, conquistado em evento realizado pela FFB, em parceria com o CBG (veja mais em reportagem nesta edição). O Persa AW23 GIP BR*Libélula Azul Max foi o grande campeão em sua categoria. “Este foi o primeiro evento deste porte no Brasil, sendo realizado de forma impecável. Jamais será apagado de nossas memórias. E não poderia ser diferente: nosso Libélula Azul Max, com sua carreira brilhante, foi inscrito juntamente com mais dois bebês da nossa criação, Libélula Azul Azrael (AZ) e Libélula Azul Ayla, ambos com 7 meses de idade, estreando na exposição na categoria Júnior. No sábado, nossos bebês foram avaliados pelos juízes internacionais e com uma vasta experiência. Nosso pequeno Azrael foi avaliado pelo Juiz Dietmar Sagurski, que o elogiou muito e declarou ser um gato muito promissor. A pequena Ayla chegou derretendo o coração do Juiz Robert Lubrano, que teceu vários elogios e a nominou para a final do AW. E nosso querido Max, também avaliado por Dietmar Sagurski, foi campeão da categoria 01 Machos neutros, o que nos rendeu uma emoção, alegria e felicidade imensuráveis”, relata. O Persa Max iniciou nas Exposições no final de 2021, sendo Best In Show e recebendo seu primeiro troféu ainda aos 10 meses de idade. Em 2022, participou de diversas exposições pelo Brasil, sendo Best In Show por 11 vezes, das 13 competições de que participou.

HISTÓRIA DO GATIL

O primeiro casal de Persas de Vania chegou em 2015, quando ela realizou seu grande sonho de ter gatos Persas. “É uma felicidade enorme poder conviver diariamente com essa raça especialmente carinhosa e amorosa”, aponta Vania, de Crucilândia, MG. “Criar Persas me faz ter outra visão da vida, eles são extremamente amorosos, dóceis, carinhosos. Cada bebê que nasce, com sua aparência e personalidade únicas, me ensina um pouco mais sobre o amor incondicional”, diz a gateira, que ama felinos desde a infância. “Eles sempre me deslumbraram com seu jeito imponente, sua independência, seu ar de superioridade, porém são cheios de amor por nós”, relembra a criadora, que, apesar de ser fã de diversas raças de felinos, sua maior paixão sempre foi o excesso de pelo e a expressão doce dos Persas. “Conheço cada detalhe, cada gosto, cada preferência, cada peculiaridade de meus Persas. Sinto que sou muito amada e retribuo esse amor que recebo todos os dias”, aponta.
Todos os gatos de Vania são brasileiros. “Possuo gatos com antecedentes estrangeiros em suas árvores genealógicas, mas acredito e apoio os criadores brasileiros que vêm se destacando no mundo felino”, pontua Vania, que cria Persas sólidos, bicolores, harlequim e vans. “Sempre me senti atraída pelas gatas de três cores, e os pretos me fascinavam. Hoje tenho Persas White, Red, Black, Black Tortie, Bicolour de Blue, Bicolour de Black, Bicolour de Red, ou seja, uma grande diversidade de cores”, lista.
“Todos os padreadores e matrizes do gatil são testados para PKD, doença genética, e para FILV e FELV também”, enfatiza a criadora.
O gatil Libélula Azul foi planejado para o bem-estar dos gatos, que dispõem de espaço adequado, área fechada e área aberta, tocas, arranhadores, prateleiras e brinquedos, além de todo o ambiente da casa, pois têm livre acesso em horários programados, para garantir a segurança dos bebês e o controle de reprodução. “Nossos peludos são alimentados com ração super premium, além de patê, sachê, carnes bovina e de aves, tudo oferecido dentro de um esquema alimentar que garanta a qualidade da alimentação. Mantemos em dia a vacinação e a vermifugação. Fazemos exames e visitas ao veterinário regularmente”, acrescenta.

Fotos: Silvia Pratta
Libélula Azul Max quando foi Best in Show em exposição de 2022 (dir. à baixo) e quando venceu o American Winner 2023 (acima).
Ao lado esq., Vania com a filhote Libélula Azul Ayla


FILHOTES


Cada bebê que sai do gatil é acompanhado por toda a sua vida. “Fazemos uma pesquisa com os candidatos a respeito do tipo de moradia e da segurança que apresentam para receber um bebê e um contrato, no qual são expressas as obrigações do comprador e as nossas. Os bebês são entregues a partir dos 4 meses, após desmane natural, com o ciclo de vacinas completo e devidamente castrados quando para companhia”, comenta Vania. “Me sinto muito orgulhosa em saber que também transformaram a vida de suas novas famílias, as enchendo de amor. Essa é a prioridade de minha criação: levar a outras pessoas de forma responsável a oportunidade de dividir suas vidas com os Persas”, finaliza.

Instagram: @gatillibelulaazul – Facebook: Vania Rocha

Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!