American Curl

Então, ao espalhar seus feromônios, eles mantêm outros ratos distantes.

Foto: Daniel Marcondes/ Gato: Bruno/ Criação e propr.: Ana Cláudia Andrade, gatil Legato – www.legato.com.br

•De onde veio? Foi desenvolvido em 1981 a partir de uma gatinha preta com pelo sedoso, semilongo e com curiosas orelhas enroladas encontrada na rua pela família Ruga, em Lakewood, na Califórnia. Essa gatinha se chamava Shulamith. Esta fêmea, ao dar a luz a quatro gatinhos – sendo dois com as orelhas iguais as dela – mostrou que a característica das orelhas viradas para trás era dominante. Assim, as orelhas da raça tiveram origem a partir de uma mutação genética espontânea, não resultam da manipulação humana. Ou seja, não foram criadas intencionalmente por meio de cruzamentos entre diferentes raças. Uma curiosidade é que os exemplares que nascem com as orelhas “normais” nas ninhadas de Curls são usados para aumentar as linhas de sangue. Em 1987, foram aceitos como raça pela Tica e, em 1992, pela CFA.

•Peso: De 2 a 6 kg

•Destaques: Sua orelha enrolada é o maior destaque. Uma curiosidade, é que ela deve ter curvatura mínima de 90º e nunca exceder os 180º. Assim, suas orelhas podem ter três tipos de curvatura: menos curvada, claramente curvada e em meia lua. Além disso, a curva só aparece depois de 3 ou 5 dias do nascimento do gato. Esse felino também se destaca por sua elegância, expressão doce conferida por olhos redondinhos, além de uma vistosa cauda plumada.

•Pelagem:
Pode ser curta ou longa. É sedosa, rente ao corpo e com um pouco de subpelo. Perde pouco pelo, podendo ser escovado apenas semanalmente -. Todas as cores são aceitas na raça.

•Como é tê-lo em casa? É um companheiro exuberante e amoroso. Faz de tudo para chamar a atenção do dono e se envolve em todas as atividades da casa. Conhecido como o gato Peter Pan, é muito brincalhão até na idade adulta. Também é muito curioso e aventureiro, gostando de escalar e explorar o ambiente onde vive. Sua convivência é agradável, gosta de colo, recebe bem visitas e está sempre por perto. Possui energia moderada, não sendo insistente ou “mandão” como alguns gatos. Por essas razões é um felino que se dá muito bem com crianças, sendo tolerante e se divertindo com elas. Com outros pets ele também se relaciona bem, se acostumado desde cedo. Esse gato pode aprender a buscar objetos feito cães, caso lhe seja ensinado. Por ser muito esperto, também aprende rapidamente como abrir portas e gavetas se há algo que lhe interessa nelas. Mia pouco e baixo. Suas orelhas, mais expostas por conta da curvatura, devem ser limpas semanalmente. Também é necessário ser delicado e ter muito cuidado no manuseio de suas orelhas, principalmente ao limpá-las. Apesar da cartilagem das orelhas ser dura e firme, semelhante a dos humanos, esse cuidado previne a sua quebra. É importante também não deixar que entre água nelas durante o banho.

•Revisão técnica: Ana Cláudia Andrade, do gatil Legato.

Por Samia Malas



Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!