Bambino

Então, ao espalhar seus feromônios, eles mantêm outros ratos distantes.

Foto: Arquivo pessoal/ Gato: Suryanamaskar Tinder (macho)/
Criação e propr.: Ana Luiza Martins/Instagram: @ gatilsuryanamaskar

•De onde veio? Em 2004, a criadora russa Elena Chernova resolveu desenvolver um gato pelado com pernas curtas. Para isso, ela adquiriu algumas fêmeas Munchkin e as acasalou com machos Sphynx. Pouco depois, parte dos filhotes com membros curtos foi cruzada com Sphynx e geraram os primeiros gatos pelados com pernas curtas. Nos Estados Unidos, acasalamentos entre o Sphynx e o Munchkin já haviam ocorrido anteriormente, mas sem a pretensão de produzir uma raça. Até que, em 2005, Stephanie e Pat Osborne, que criavam Sphynx, foram presenteados com um desses gatos, e decidiram fazer dele uma nova raça, por meio de acasalamentos com o Sphynx. No Brasil, a raça chegou em 2012, pelo gatil Suryanamaskar.

•Peso: Por volta de 3 kg.

•Destaques: Brincalhão, sociável e curioso, possui um eterno espírito de filhote, daí o nome Bambino (criança, em italiano).

•Pelagem: Exibe penugem quase invisível, que é insuficiente para protegê-lo do frio e do calor. Por isso, exige uso de roupas quentinhas e cuidado na exposição ao sol.

•Como é tê-lo em casa? Afetuoso e interativo com os donos, é festeiro também com visitas e mantém ótima relação com cães. Apesar das pernas curtas, corre, pula e escala normalmente, e é dotado de grande energia.

•Revisão técnica: Ana Luiza Martins, do Suryanamaskar

Por Samia Malas



Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!