Exótico

Então, ao espalhar seus feromônios, eles mantêm outros ratos distantes.

Foto: Arquivo gatil Luamar/Gato: Bethani Suê of Luamar/Propr.: Maria Luzia
www.luamargatil.com.br

•De onde veio? Há muito tempo a beleza do Persa fascina as pessoas. Mas os cuidados com a longa pelagem demandam tempo. Assim, para facilitar esse manejo, alguns criadores dos Estados Unidos que desejavam ter uma versão de pelo curto do Persa, mantendo, ao mesmo tempo, sua aparência extremada (focinho curto, olhos grandes e redondos e estrutura pesada), iniciaram um programa de criação na década de 1960. Nele, Persas foram acasalados, principalmente, com exemplares de American Shorthair. Hoje, o Exótico é uma das raças mais populares no mundo.

•Peso: De 3 a 6 kg.

•Destaques: É bastante dócil e gentil, além de pouco mais ativo, ágil, curioso e brincalhão do que o Persa.

•Pelagem: Densa, felpuda, macia, com subpelo espesso e comprimento médio. Requer escovações ao menos três vezes por semana e banhos a cada 30 dias, do contrário, a pelagem começará a embaraçar.

•Como é tê-lo em casa? Adora carinho e cumplicidade humana – segue o dono pela casa, deita no colo dele, gosta de dar e receber afeto diariamente e se dá bem com todos da família (ainda que o dono principal seja o preferido e mais amado). O Exótico se relaciona de maneira pacífica com bichos em geral. Mia muito pouco e emite sons baixos.

•Revisão técnica:
Maria Luzia Barboza, gatil Luamar.

Por Samia Malas



Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!