Neva Masquerade

Então, ao espalhar seus feromônios, eles mantêm outros ratos distantes.

Foto: Silvia Pratta/ Gato: IC Br* Melkezedeck Aslan/ Criação e propr.: Iemanjá Cristiane, do gatil Melkezedeck
Instagram: @nevamasquerademelkezedeck

•De onde veio? O “Neva” em seu nome é uma homenagem ao rio russo Neva, que cruza São Petersburgo. Já o “Masquerade” faz referência à marcação escura que esse gato tem na cabeça, como se estivesse usando uma máscara, remetendo aos bailes de máscaras realizados em sua cidade de origem, os Masquerades. Há indícios de que a raça tenha surgido a partir de cruzamentos naturais, de gatos nativos dos bosques siberianos, durante a segunda metade do século XX. Pela maioria das entidades felinas ainda é tido como uma variedade do gato Siberiano. No entanto, para a FIFe – entidade seguida pela maioria dos gatis brasileiros – eles são raças distintas, ainda que “irmãs”, pois podem ser acasaladas entre si.

•Peso: Em torno de 5 kg (fêmeas); de 6 a 10 kg (machos).

•Destaques: É um gato de temperamento equilibrado. Também é apreciado pelo porte grande (são felinos robustos) e pelagem farta e grossa, fruto de adaptações ao clima rigoroso de seu país de origem. É considerado hipoalergênico por não causar reações alérgicas como a maioria dos gatos, já que produz menor quantidade da proteína responsável por desencadeá-las. Além disso, possui encantadores olhos azuis e não tem predisposição a qualquer doença genética.

•Pelagem: Considerada semilonga, sua pelagem exibe coloração ponteada (colorpoint), ou seja, as extremidades – rosto, pontadas orelhas, pés e cauda – têm tons mais escuros que o resto do corpo. Aliás, é essa a principal característica que o diferencia do Siberiano, que possui outras cores e marcações. As escovações devem ser semanais e intensificadas apenas durante a fase da muda (entrada do verão e do inverno), quando são feitas a cada dois ou três dias. Banhos podem ser dados a cada dois meses. Em caso de tutores alérgicos, devem ser dados todo mês ou a cada 40 dias.

•Como é tê-lo em casa? Dócil, convive muito bem com gatos e demais animais de estimação. Como é um excepcional escalador e excelente saltador, se prepare para ter um gatinho que vive nas alturas. Ele adora ficar em cima de móveis, como estantes e mesas, e consegue chegar em cima de um armário com extrema facilidade. Também são ótimos caçadores, então ganhar “presentinhos” deles não é algo incomum. Animado e brincalhão, é ideal para pessoas ativas e famílias com crianças, com quem se dá muito bem. Embora ame brincar, ele também adora um carinho tranquilo e cama, tendo um grau de atividade que pode ser classificada como médio. É daqueles gatos que gosta de deitar-se no colo, ronronar e se esfregar para ganhar carinhos, sendo bastante apegado e meigo com os donos, com quem cria fortes laços. Porém, não costuma ser muito vocal e a voz dele é suave. Muito esperto, vai usar sua inteligência para conseguir mais comida ou seus brinquedos de volta – aprende até a abrir portas e gavetas para tanto.

•Revisão técnica:
Iemanjá Cristiane, gatil Melkezedeck

Por Samia Malas



Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!