Bullying alimentar: como lidar com esse problema?

Um dos tipos de bullying que pode existir entre os felinos é o alimentar, quando o gato dominante impede ou retarda a alimentação do outro, o submisso.

Especialistas em felinos contam que esta é uma questão territorial e apontam possíveis soluções

Foto: HendrikSulaiman/iStockphoto.com

Apesar do termo bullying ser usado nas relações humanas, ele também serve para descrever situações vividas entre animais quando há uma relação hierárquica muito desequilibrada que pode prejudicar uma ou mais partes envolvidas. Um dos tipos de bullying que pode existir entre os felinos é o alimentar, quando o gato dominante impede ou retarda a alimentação do outro, o submisso.

Seja bem-vindo(a) leitor(a)!
Ainda não é assinante?

Assine agora e tenha acesso ilimitado a todas as matérias de todas as edições da revista Pulo do Gato!

Assinar

Agradecemos a colaboração de Andréa Alves Pereira, Médica-veterinária com especialização em Medicina de Felinos pela Anclivepa/SP, especialização em Patologia Clínica pelo IBVET e mestrado em Saúde Coletiva pela FCM Unicamp. Faz atendimento clínico especializado em felinos e é patologista clínica no Hospital Veterinário Taquaral e de Carlos C. Alberts Professor de Zoologia e Comportamento Animal da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e pesquisador do Laboratório de Evolução e Etologia (LEvEtho), da universidade.

 Por Aline Guevara


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!