Conheça a história de Nanakuli: um gato caolho que foi resgatado das ruas e adora surfar e desbravar a natureza com suas tutoras
Para aqueles que dizem que gatos não gostam de água é porque não conhecem Nanakuli. Caolho, esse “pirata” felino adora nadar e curtir o balançar das ondas ao lado de suas tutoras, Krista Littleton e Alex Gomes.
Com apenas 3 meses, o bichano foi adotado pelas mulheres, que moram juntas e são professoras na ilha havaiana de Oahu. Muito debilitado, o animal, na época, tinha sido resgatado das ruas e estava com um olho infeccionado, prestes a perdê-lo. A cirurgia foi necessária. Durante o período de recuperação, as tutoras ficaram extremamente preocupadas e chegaram a pensar que o gato não fosse sobreviver. Felizmente, não passou de medo e insegurança.
Krista acredita que o amor do felino pela água seja decorrente dos banhos frequentes que ele precisou tomar por causa de sua frágil saúde. Assim que Kuli, como é chamado pelos íntimos, recuperou-se, as donas começaram a apresentar seu estilo de vida a ele. Primeiramente, o bichano foi treinado para andar com o peitoral e a guia, depois vieram as caminhadas nas redondezas da casa, até que, enfi m, a família começou a explorar a ilha.
Ainda dentro da caixa de transporte, Kuli era visitante assíduo de uma praia tranquila ao lado de suas donas. A porta da caixinha sempre ficava aberta, caso o animal sentisse interesse em desbravar a área. O tempo passou, o gato pisou na areia, aos poucos, se acostumou com o ambiente e logo já estava se sentido bem com a água. Certo dia, as donas colocaram nele um colete salva-vidas e o posicionaram em cima de uma prancha de surf, próxima à margem. Sempre perto do felino, monitorando a situação, Alex então começou a remar na prancha ao lado do dele. A primeira onda de Kuli foi memorável. Krisna já desconfiava que o bichano iria adorar surfar, visto que, durante os treinamentos, ambos se divertiam muito. Então, um dia o gatinho simplesmente deitou na frente da prancha com as patas voltadas para fora. (acompanhe a vida dele no Instagram: @kulithesurfingcat).
Hoje em dia, o gato sempre acompanha suas donas nas mais diferentes aventuras: seja em caminhadas ou sessões de surf. Basta pegar a guia para o felino começar a ronronar alto. A segurança dele, claro, sempre é prioridade. Eles só surfam em dias de mar tranquilo e com a temperatura mais amena. Apesar de saber nadar sozinho, Kuli dificilmente nada sem colete salva-vidas. Além disso, os passeios só acontecem quando o bichano está motivado, ele nunca é forçado a qualquer atividade. É o felino quem manda. Ao menor indício de incômodo ou estresse, o passeio é cancelado. Kelly Slater, Gabriel Medina? Não mesmo! Agora, quando o assunto é surf, nós, apaixonados por gatos, definitivamente já temos um favorito: Kuli.
Matéria escrita por Júlio Mangussi