Você sabe a diferença entre um gato branco e um albino?

Já parou para pensar qual a diferença entre um gatinho branco e um albino?

Foto: Reprodução/www.thehappycatsite.com
Felinos albinos têm olhos pink ou um azul bastante pálido, pele rosada e pelos completamente brancos

Ser totalmente branco não significa que o gato é albino. Para identificar se o gatinho branco que você tem em casa é, de fato, albino, é preciso ficar atento a alguns sinais.

O albinismo é causado por uma alteração genética que afeta as enzimas responsáveis pela fabricação da melanina, fazendo com que os gatinhos não tenham pigmentação. Assim, os felinos albinos têm olhos pink ou um azul bastante pálido, pele rosada e pelos completamente brancos. Como o albinismo em gatos é hereditário, o pet deve herdar um gene recessivo do pai e outro da mãe para nascer albino. Assim, os pais do gatinho não precisam ser necessariamente albinos, mas apenas carregar o gene recessivo para albinismo.

Além da aparência, os gatos albinos se diferenciam também por serem mais propensos a sofrer de doenças como o câncer de pele – que afeta bastante os gatos brancos também, mas em albinos o perigo é ainda maior. Como a melanina tem também um papel na imunidade do gatinho, com a falta dela, o albino tem uma condição de saúde um pouco mais frágil, adoecendo mais facilmente. Queimaduras por exposição solar excessiva também podem acontecer em albinos, assim como outros problemas de pele e oculares. Sim, os gatinhos albinos também são mais sensíveis à luminosidade dos raios solares. Assim, se você tem um gatinho albino em casa, leve-o regularmente ao oftalmologista, fique bastante atento à sua pele e aos horários que ele toma seus banhos de sol e procure orientação de um médico-veterinário para que o pet possa receber suplementos que deixarão sua imunidade mais alta.


Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!