Gatil Dartmoor: promovendo o Devon Rex no Brasil

Criador decidiu trazer a raça após tê-la conhecido na Espanha e se apaixonado por sua aparência exótica, de E.T. ou gnomo, e temperamento dócil

Foto: Carla Duarte/ Gatil Dartmoor
(Esq. à dir.) Macho Anaynoa Saga Cupcake, fêmea Anaynoa Saga Valkíria e fêmea
Kodama’s Tree Ponyo: todos importados da Espanha

Rômulo Garcia, do gatil Dartmoor, de São Paulo, cria a raça Devon Rex desde 2022, quando adquiriu suas duas primeiras fêmeas: Anaynoa Saga Valkíria e Kodama’s Tree Ponyo, ambas importadas da Espanha, país onde Rômulo conheceu e viu a raça pela primeira vez. “Antes de decidir criar a raça, já tive alguns Maine Coons que me levaram a entrar no mundo dos gateiros, mas sempre tive os Devons na minha cabeça, desde quando os conheci quando morei na Espanha. Fiquei quase 13 anos por lá e, quando voltei ao Brasil, percebi que não havia Devons por aqui. Foi quando tive uma perda muito grande, a morte da minha esposa, há alguns anos, que meu filho e eu começamos a ter felinos em casa. Ele virou meu parceiro dos gatos e melhor amigo”, aponta o criador, que em 2023 adquiriu seu primeiro macho, o Anaynoa Saga Cupcake, também da Espanha, e, em janeiro de 2024, chegaram mais três Devons, sendo um de origem russa. “Tenho amizade com outros criadores mundo afora e, em breve, teremos um exemplar inglês, dando continuidade à ideia de sempre ter as melhores linhagens da raça”, compartilha.
Como a meta de Rômulo é divulgar a raça no Brasil, ele recorre a diferentes técnicas, que vão desde as redes sociais, até o contato físico/visual da raça. “Para isso, tento acostumar meus gatos a saídas com coleiras aos shoppings, espaços pet friendly, em que vejo muitos cachorros e quase nenhum gato. Então, levo muito meus gatos a esses lugares. Também os levo a mostras de gatos organizadas por grandes amigos e criadores de outras raças, que fazem de tudo para ajudar na divulgação, como a Rubia e seu marido Oswaldo, criadores de Siberianos; Maurício e Andrea, criadores de Maine Coon; Darcy, criadora de Sphynxs e, em breve, minha parceira de Devon Rex, entre outros criadores. Petshops e algumas importantes marcas de ração também fomentam tudo isso, como o pessoal do Planet Pet Shop, de Arujá e Mogi, SP, assim como Dr. Hato, em Santo André, SP”, lista. Além disso, Rômulo tem um projeto de montar o Clube Devon Rex do Brasil, assim como uma Comunidade Latam do Devon Rex e outros gatos Rex, da mesma forma que é feito em outros países, a fim de estar cercado de informações sobre a raça.

Foto: Arquivo do gatil Dartmoor
Cupcake em passeio de coleira: Rômulo gosta de levar seus gatos a vários
lugares para divulgar a raça
Foto: Arquivo do gatil Dartmoor

GATIL DARTMOOR

Os gatos de Rômulo são criados dentro de sua casa, no aconchego do lar. “São membros da família. Claro que com algumas regras e uma certa organização”, diz.
Em relação aos filhotes, Rômulo toma o maior cuidado para não os separar da mãe antes dos 120 dias. “Esse contato com ela, assim como conosco, é essencial para o decorrer da vida do filhote em seu novo lar”, afirma o criador, que pretende ter as primeiras ninhadas da raça no início de 2024 (*esta entrevista foi feita em 8 de janeiro). Como são poucos animais e Rômulo mora em uma casa, ele tem espaço interno e externo telado para os gatos, afim de garantir a segurança deles.
Como os Devon são gatos de tamanho médio e pelagem curta e ondulada, Rômulo oferece ração Super Premium da Fórmula Natural- Fresh Meat. “Esta é a que está dando melhor resultado na pelagem, assim como na saúde como um todo. Importante também oferecer ração úmida Super Premium”, destaca. Por conta de o Devon ser um gato mais hipoalergênico, o cuidado com sua pelagem está no banho, que não necessita ser frequente, porém, deve ser feito com materiais de qualidade. “Como a raça é relativamente nova aqui no Brasil, conto com a ajuda de amigos bem experientes, criadores de Persas, além de groomers renomados no meio das exposições, como o Paulo Tosador, que também nos ajuda a melhorar”, revela.

EXPOSIÇÕES

Rômulo participa de exposições de clubes brasileiros que seguem o padrão da raça da Fédération Internationale Féline. “Valkiria e Ponyo já obtiveram os títulos de campeã e campeã internacional. E o Cupcake, na exposição da Amacoon de dezembro de 2023, ganhou dois Best in Shows por ter sido o melhor filhote de 7 a 10 meses da categoria 4, que reúne o Devon, o Cornish, o Abissínio, o Siamês, entre outros gatos”, destaca Rômulo, que ainda não participou de exposições internacionais com seus gatos, mas pretende fazê-lo com todo o apoio do staff do Clube Brasileiro do Gato e de demais criadores que participam de tais exposições.

Facebook:/Devon Rex Brasil Tel.: (11) 94784-0882 [email protected] www.devonrex.com.br
Instagram: @devonrexbrasil.oficial @devonrex.latam


Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!