Sonia Ornelas, de Morro Reuter, RS, se apaixonou pela raça American Shorthair por sua aparência e temperamento dócil e sociável
Desde 1993 na criação de American Shorthair (ASH), Sonia Ornelas, de Morro Reuter, RS, começou a criar gatos bem antes disso pelo gatil DeAlles. Ingressou na gatofilia com Persa e Himalaio, raças que cria até hoje. “Depois, vieram o Exótico e o Americano de Pelo Curto (ASH), que no início as pessoas achavam que eram gatos sem raça definida pelo fato de não terem pelo longo”, relembra a criadora, que se encantou pela raça primeiro pela marcação da pelagem e expressão doce. “Depois, fui me informando sobre a raça e descobri que eram muito alegres, nada agressivos, que gostavam de brincar com outros animais e fazer amizade com crianças. Então trouxe meus primeiros exemplares dos Estados Unidos”, aponta Sonia, que é dona do ASH DeAlles Odin III, o quarto melhor Sul-Americano e melhor American Shorthair do ano.
No gatil, os gatos desfrutam deum prédio de 200 m², onde cada mãe tem seus filhotes separados. “Quanto a alimentos, só ofereço ração Super Premium e, como petiscos, oferecemos peito de frango desfiado. Para os cuidados com a saúde e o manejo, tenho funcionários e responsável-técnico, e todo o plantel é vacinado (com vacinas importadas), testado para FIV e Felv”, reforça.
Sonia somente entrega um filhote aos 4 meses. “Os filhotes ficam com a mãe até que ela não queira mais amamentar, e eles já são reservados bem pequenos. Procuramos orientar as pessoas quando estão levando um gatinho para o novo lar”, acrescenta. Já a abordagem inicial com pessoas interessadas em ter um filhote do gatil normalmente é por indicação de alguém que já comprou um ou pelos canais de contato. “Nosso gatil não é aberto a visitas sem um pré-agendamento. Quem tem interesse marca a visita e usa protetores nos pés para entrar, tudo para preservar a saúde do plantel”, finaliza.
Contatos: www.gatildealles.com.br; Instagram: @gatildealles; WhatsApp: (51) 98651-9731