Gatil Segata Rex: criação de Cornish Rex

Esse ano, os criadores farão uma importação dos Estados Unidos para aumentar o pool genético do gatil. “Esse vai ser nosso primeiro gato de lá, pois os demais são europeus”, frisa.

Atualmente, gatil é o único a criar a raça Cornish Rex no Brasil

Foto: Arquivo de Alexandre Gonçalves
Alexandre Gonçalves com Malhiss Des Nesmes of Segata (à esq.); Segata Kluud (ao centro) e Segata Athos (à dir.)

Fundado em 2006 pelo casal de gateiros Alexandre Gonçalves e Luiz Probst, de Juiz de Fora, MG, o gatil Segata Rex é especializado na raça Cornish Rex. “Tive meu primeiro exemplar da raça em 2003, depois de ter me apaixonado pela raça ao vê-la em uma revista”, compartilha Alexandre, que desde 2013 participa de exposições com seus felinos e já tem alguns gatos com título de campeão. Esse ano, os criadores farão uma importação dos Estados Unidos para aumentar o pool genético do gatil. “Esse vai ser nosso primeiro gato de lá, pois os demais são europeus”, frisa.
Os felinos do gatil Segata Rex vivem como pets dos criadores. “Eles têm acesso à casa toda e convivem super bem com os demais pets que temos. Desde o nascimento, começamos a apresentá-los aos outros animais, promovendo uma socialização sempre supervisionada, para evitar brigas e acidentes”, aponta Alexandre, cujos gatos têm o acompanhamento constante da veterinária responsável pelo gatil. Como o Cornish Rex é uma raça ainda pouco conhecida, ao ser procurado por um possível novo tutor, Alexandre precisa conversar bastante com a pessoa nesse contato inicial. “Depois de dar todos os esclarecimentos, procuramos entender a dinâmica da futura casa para garantir a segurança de nosso filhotes, que entregamos a partir dos 4 meses com as devidas vacinas, microchipados, vermifugados e castrados”, finaliza Alexandre, cuja próxima ninhada nascerá ainda em 2023.
Contatos: Instagram @gatilsegatarex ou www.segatarex.com

Por Samia Malas


Clique aqui e adquira já a edição 141 da Pulo do Gato!