O banheiro pode ser um excelente parque de diversões para os gatos. O rolo de papel higiênico, por exemplo, pode se transformar em quilômetros de papel espalhado pela casa ou até em uma caminha macia e quentinha; tudo depende do que os bichanos têm em mente no momento da brincadeira.
Se você não quer que isso aconteça, é simples, basta restringir o acesso do bichano ao banheiro fechando a porta. No entanto, muitos gateiros não veem problemas em deixar o gato visitar esse cômodo, muito pelo contrário, já que o banheiro é escolhido por muitos tutores como o local oficial da caixinha sanitária.
Confira as dicas a seguir e mantenha o banheiro agradável para o seu bichano.
1 Caixinha sanitária
O banheiro é um lugar onde seu amiguinho pode ter privacidade para fazer suas necessidades quietinho e depois sair correndo para brincar ou até mesmo voltar para o delicioso sofá, por isso, manter a bandeja sanitária nesse cômodo é bastante prático. Se você utiliza areia biodegradável, pode descartá-la juntamente com as fezes e a urina do bichano imediatamente no vaso sanitário. Você também pode colocar um tapetinho em frente à caixinha. Isso ajuda a reter a areia, que, se espalhada pelo chão, pode ficar presa nas patinhas dos bichanos.Uma boa dica para evitar grãos pelo piso do banheiro é utilizar caixas sanitárias fechadas com portinhas de vaivém, que estão disponíveis no mercado pet.
Limpos por natureza, os felinos não gostam de utilizar a bandeja sanitária suja, podendo até evitá-la por isso, o que desencadeia problemas de saúde. Assim, a higienização é fundamental. A limpeza dos excrementos deve ser realizada duas vezes ao dia e a caixinha deve ser lavada com detergente (sem cheiro) e muita água no mínimo uma vez por semana ou quando necessário.
A troca da antiga caixa sanitária por uma nova deve ser feita quando aquela estiver danificada.
2 Objetos perigosos
Se você optar pelo livre acesso ao banheiro, tenha em mente que alguns cuidados são fundamentais. Não coloque prateleiras de vidro nas paredes e nem deixe vidros de perfume, por exemplo, dando sopa em cima da pia. Esses objetos podem colocar em risco a vida dos bichanos, já que são propícios a causar acidentes desagradáveis.
3 Janela telada
Como em todos os cômodos, a tela também é fundamental na janela do banheiro. Apesar de, normalmente, ser pequena (estilo vitrô), essa janela também gera riscos, pois os bichanos podem cair ou até mesmo fugir por elas.
4 Ralo do banheiro
É importante que o ralo esteja com a tampa devidamente pregada ao chão, pois, na hora da brincadeira, o gatinho pode prender a pata ao tentar tirá-la e, dependendo do seu tamanho, ele pode até cair lá dentro.
Alguns bichanos podem fazer xixi no ralo. Se você não gosta desse hábito, disponibilize mais bandejas sanitárias e, se for o caso, limite o acesso do gatinho ao cômodo.
Saiba mais adquirindo a edição 83 da revista Pulo do Gato, através do link https://goo.gl/AvT13q