A arte da dobradura ou origami, descrita de uma maneira simples, é a arte de dobrar o papel. É uma arte milenar, criada pelos chineses e japoneses. “Ori” significa dobrar e “gami” vem da palavra “kami”, papel. A arte do origami estimula muito o desenvolvimento intelectual das crianças e dos adultos. É uma atividade que exige concentração, aguça a imaginação e desenvolve a destreza manual.
O Mopi Bichos – Movimento dos Protetores Independentes da Zona Norte de São Paulo e o Movimento Infanto-Juvenil Crescendo com Arte criaram esse concurso para incentivar crianças e jovens a explorar seu imaginário e expor alegrias, tristezas, medos, desejos, conversas, discussões, protestos e ensinamentos em suas vivências e experiências com os animais. O projeto foi divulgado em fevereiro e, até junho, os trabalhos entregues foram avaliados por uma comissão de artistas de origami, artistas plásticos, educadores, psicólogos, professores de arte e profissionais das áreas da cultura e de manejo de animais. Em agosto saíram os resultados.
Motivado pela proposta de transformar a arte das dobraduras na expressão de “redobrar a esperança na vida animal”, um grande número de crianças e jovens de várias regiões do Brasil aproveitou a oportunidade de criar origamis na emoção de declarar seus sentimentos pelos animais.
Crianças e jovens foram estimulados a despertar os sentimentos de amor, admiração, respeito e proteção aos animais ou mesmo indignação e protesto pela maneira como eles são tratados por algumas pessoas e a transmiti-los na forma de origamis tridimensionais ou dobraduras simples.
Os 200 trabalhos selecionados e os premiados – com medalhas – ficarão em exposição para visitação no Espaço de Exposições da Unip – Campus Norte.