O estudo da Universidade de Liverpool, publicado em março no International Journal of Environmental Research and Public Health, constatou que crescer com um gato ou com outro animal de estimação pode oferecer inúmeros benefícios sociais, emocionais e educacionais às crianças e aos adolescentes. De acordo com a pesquisa, os pequenos que têm pets tendem a ter autoestima mais elevada, a se sentirem menos sozinhos e a ter mais habilidades sociais.
Os pesquisadores fizeram uma análise profunda e uma avaliação de qualidade dos estudos que investigaram os efeitos de se ter animais de estimação no desenvolvimento emocional, educacional e comportamental de crianças e adolescentes. Segundo a pesquisadora que liderou o estudo, Carri Westgarth, do Institute of Infection and Global Health, as evidências científicas provenientes das investigações parecem promissoras. “Analisamos profundamente essas evidências para entender que benefícios em potencial são mais fortemente sustentados. Em última análise, isso irá nos permitir saber mais sobre como os animais de estimação dão suporte emocional, educacional e social às crianças e adolescentes.”
A pesquisadora explica que as idades críticas para o impacto da presença de pets na autoestima parecem ser mais expressivas em crianças com menos de 6 anos e também em pré-adolescentes e adolescentes com mais de 10. “Em geral, cães e gatos são considerados os melhores provedores de suporte social, talvez em função de um nível maior de interação e reciprocidade em comparação com outros animais de estimação”, diz a autora principal do estudo, Rebecca Purewal. “Nas culturas ocidental e não-ocidental os animais de estimação podem agir como apoio psicológico, ajudando as crianças a se sentirem melhores sobre si mesmas e criando uma autoimagem positiva”, completa. A pesquisa foi financiada pelo Waltham Centre for Pet Nutrition, parte da Mars Petcare.