Tutores devem estar atentos ao sobrepeso e à obesidade – doenças que podem ter consequências graves e diminuir a expectativa de vida dos animais
Em 2019, uma pesquisa realizada pela empresa Mars Petcare divulgou números preocupantes: mais de 52% dos gatos em todo o mundo sofrem de algum grau de obesidade. A doença, assim como em humanos, pode ocasionar problemas graves e até levar ao óbito.
Diabetes, dificuldade de locomoção e problemas respiratórios são apenas alguns exemplos. Diarreia, inflamação das glândulas circum-anais, constipação e doença inflamatória intestinal também podem aparecer em gatos que comem demais. A obesidade resulta também na dificuldade de locomoção e acentuação dos problemas relacionados aos tecidos ósseos, o que pode resultar na incapacidade desses animais cuidarem eficazmente de sua higiene. Além da diminuição da expectativa de vida dos pets, o excesso de peso pode ainda causar ansiedade e depressão. Ou até mesmo ser uma consequência delas.
Assine agora e tenha acesso ilimitado a todas as matérias de todas as edições da revista Pulo do Gato!
AssinarAgradecemos a colaboração de:
– Juliana Gil, Médica-veterinária (UNIP) e Cientista Social (PUC-SP). Mestrado em Etologia e Bem-Estar Animal (Universidade de Zaragoza, Espanha). Pós-graduada em Etologia Clínica (Qualittas). Certificação Avançada em Comportamento Felino pela ISFM (International Society Feline Medicine). Pós-graduada em Neurociências e Comportamento (PUC-RS). Cofundadora da Psicovet Centro. Atua no atendimento veterinário comportamental de cães e gatos desde 2014.
– Carla Maion, Formada pela UNESP Botucatu em 2009. Pós-Graduação Latu Sensu em Nutrição de Cães e Gatos pela Qualittas. Atuação na área de Nutrição Animal desde 2011 com ênfase em nutrição clínica estratégica em cães e gatos. Comunicadora e colunista da Rádio Mix FM – cobertura nacional. Influenciadora digital na medicina veterinária. Speaker e parceira de grandes marcas e inovações. Empresária e consultora técnica no mercado veterinário e novos negócios.
Por Ju Farias