Obstrução urinária em felinos

Das alterações mais comuns do trato urinário dos felinos destaca-se a obstrução urinária. Pode ser ocasionada pela presença de cálculos, infecções bacterianas, neoplasias, traumas e também por outras causas. Todas estas condições levam a um desconforto ou à incapacidade de o gato urinar. E isso tem como consequência a morte do animal, caso não receba tratamento de emergência.
 
Principais causas
As doenças do trato urinário são frequentemente diagnosticadas na rotina de atendimento clínico de gatos, correspondendo a uma importante parcela das queixas clínicas de proprietários. Isso acontece porque os gatos, bem como outros felinos, são naturalmente predispostos à formação de cálculos urinários em razão da forte concentração de sua urina. Essa concentração deve-se à baixa ingestão hídrica, que é responsável pela formação de um pequeno volume urinário diário, urinando, em média, uma vez por dia. Assim sendo, os felinos estão sujeitos a apresentar sinais característicos típicos de desidratação.
 
Sintomas
Gatos obstruídos tendem a apresentar alterações no comportamento e passam a utilizar com mais frequência a caixa de areia, podendo urinar em locais inapropriados ou que não são de costume. Além disso, reduzem significativamente seu hábito de higienização e perdem o apetite. Outra forma de manifestação é a dificuldade de urinar, caracterizada por um esforço prolongado no qual o animal passa à vocalização, eliminando poucas gotas ou jatos finos de urina acompanhados ou não de sangue.
 
Prevenir ainda é o melhor remédio
Deve-se estimular a ingestão hídrica através do fornecimento de água fresca para o animal, sempre renovando a água do recipiente. Manter a caixa de areia sempre limpa e a alimentação de boa qualidade fazem toda a diferença. Os alimentos úmidos também ajudam na precaução desta doença. Portanto, é importante estarmos sempre atentos ao comportamento de nossos companheiros.
 
Guadalupe Sampaio Ferreira
Médica veterinária – 
CRMV-SP 25.648
[email protected]