Ver o bichinho de estimação coçando as orelhas é muito comum. No entanto, quando essa coceira é prolongada e acompanhada por sinais de muito desconforto é bom ficar atento: pode ser alguma infecção no ouvido. Causada por uma série de fatores, que vão desde uma predisposição genética até a falta de higienização adequada dos ouvidos dos animais, as infecções acontecem pelo acúmulo de sujeira e umidade, que desenvolvem bactérias e fungos, causando doenças como: otites uni ou bilaterais, internas ou externas, oto-hematoma (acúmulo de sangue entre a cartilagem auricular e a pele da orelha), entre outros problemas.
Atenção na limpeza!
A limpeza das orelhas dos bichanos é uma tarefa fácil, mas precisa de atenção especial porque se for malfeita pode provocar danos e doenças ao animal. Isso porque, ao limpar incorretamente, a cera pode ser empurrada para o pavilhão auditivo interno, causando grande acúmulo e deixando o local propício para infecção fúngica e bacteriana.
Maneira correta de limpar a orelha do pet
1- Se for a primeira vez que for fazer isso, peça para alguém ajudar a segurar o pet para diminuir o risco de ele ou você se machucarem.
2- Higienize muito bem as mãos antes de realizar a limpeza!
3- Faça com que o animal fique calmo perto de você.
4- Envolva o dedo indicador com algodão e umedeça com um produto específico para limpeza de ouvido de gatos facilmente encontrado em pet shops
5- Passe na região suja, para remover a cera delicadamente. Tenha cuidado, nunca empurre a cera para dentro do pavilhão auditivo e não coloque o dedo muito profundamente na orelha, pois poderá machucar. Não faça isso se você tiver unhas compridas, pois poderá ferir o animal e o deixar suscetível a infecções bacterianas.
6- Troque o algodão quantas vezes forem necessárias. Nunca use um único algodão nos dois ouvidos, pois caso haja uma infecção em um deles, poderá ser transmitida ao outro.
7- Outra opção é colocar algumas gotas do produto nos ouvidos do animal, fechar as orelhas dobrando as pontinhas e massagear delicadamente.