Pergunta: Minha gata, de 9 anos, e a filha dela estão com uma coceira pelo corpo há cerca de 2 anos. A coceira some e as feridas melhoram, porém depois reaparece. Levei uma delas ao veterinário que não conseguiu solucionar o problema. Apesar de comerem bem, elas es
Resposta: Coceira é o problema de pele mais comum nos gatos e pode ocorrer por diversas causas. A minha sugestão seria levá-las ao seu veterinário de confiança, porém como o caso não foi solucionado, sugiro que você peça para que ele as encaminhe para um dermatologista veterinário. Para saber a causa do problema, o veterinário irá fazer uma inspeção minuciosa da pele das suas gatinhas e solicitará alguns exames para descartar ou confirmar possibilidades. Exame de raspagem de pele, cultura para fungos e para bactérias, citologia (análise microscópica) das feridas, e até mesmo exame de fezes, pois os gatos se lambem muito e podem ingerir parasitas, podem e devem ser realizados. Dessa forma, será possível descartar as causas mais comuns de coceira: pulgas, piolhos, ácaros, fungos e bactérias; e tratar da forma adequada, que depende da origem do problema. É mais provável que as suas gatinhas sofram de algo que seja contagioso, como os descritos anteriormente, pois ambas estão acometidas ao mesmo tempo. Outros problemas que causam coceira, como a alergia alimentar, ou atopia, são pouco comuns em gatos, e menos prováveis ainda de causarem a mesma afecção nas duas. Outra investigação importante que deve ser feita pelo veterinário é acerca da causa do emagrecimento delas, que pode ou não ter relação com as coceiras.
(Luísa Navarro: Graduada em Medicina Veterinária pela Unesp de Botucatu, e pós-graduada em Clínica Médica de Felinos pelo Instituto Equalis. Atende na clínica Meu Pet Favorito, de Campinas-SP. www.meupetfavorito.com.br)
Veterinário:
Data: 2016-12-07