Pergunta: Minha gata há três meses seguidos se comporta da seguinte forma: rosna, se esfrega no chão, levanta o rabo e expele uma secreção de sua vagina. O que pode ser? É grave?
Resposta: Leila Sena: Olá, Lúcia, pois bem, pelas características que pontuou me parece que sua gatinha entrou no cio. Antes de falar do cio, faço uma observação importante para a presença de secreção vaginal que você notou. Sim, gatas no cio apresentam uma secreção de translúcida a esbranquiçada (mucoide) em baixa quantidade, saindo da vagina, sendo que alguns tutores não percebem. Como você percebeu a presença dela é importante observar se há coloração amarelada ou rosada e cheiro forte ou pútrido e procurar atendimento veterinário caso note essas alterações. Voltando ao cio, nós, veterinários o chamamos de ciclo estral e apresenta 4 fases, pró –estro, estro, anestro e diestro (lútea), quando a gata entra no pró-estro, as vezes, notamos mudanças no comportamento, costumam roçar a cabeça e se mostram mais dengosas e procuram mais contato, além de apresentarem uma secreção na vulva, porém, em algumas gatas esse momento não é percebido, e em um curto espaço de tempo elas entram no estro, que é quando elas passam a aceitar o macho, e esse momento pode durar em média 9 dias. A mudança comportamental, também é facilmente notada, ela se posiciona erguendo os quadris ao ser acariciada na região lombar e abaixa a parte da frente do corpo, e algumas costumam “ciscar pra trás” quando bastante estimuladas nessa posição, e também posicionam o rabo para o lado. Alguns tutores têm pouco conhecimento sobre o cio das gatas e com uma certa frequência o cio é visto como um provável problema de saúde. O tempo entre um cio e outro chamamos de interestro e em média eles duram 7 dias. O ciclo das gatas é poliestro sazonal, isto quer dizer que, é influenciado pelas estações do ano, elas poderão ter mais de um ciclo quando houver uma maior luminosidade no ambiente. Sabemos que gatas que vivem próximo a linha do equador, podem entrar no cio em qualquer época do ano, pois essa sazonalidade se perde, pois há alta luminosidade o ano todo. Em locais com invernos rigorosos, e baixa luminosidade, o ciclo estral das gatas, de forma natural, se manifesta nos poucos meses com luz. Em alguns desses locais, para reprodução, gatis expõe suas gatas à luz quente artificial para estimular o ciclo estral das mesmas. Enfim, acho que provavelmente sua gatinha está no cio.
(Leila Sena – Médica veterinária especializada em Medicina Felina. Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Goiás e pós-graduada em Medicina Felina pela Unicsul/Anclivepa-SP.
www.medicadegatos.com.br )
Veterinário:
Data: 2016-10-03