Pergunta: minha gatinha sempre apresenta pequenas bolhas parecidas com herpes labial,elas somem e aparecem sozinhas pode ser a ração?
Resposta:
André Gatti: Olá Viviane. O processo que você relata em sua gata pode estar relacionado a um quadro de acne felina, doença de pele que afeta principalmente o queixo e lábio inferior. É um processo comum em gatos, apresentando maior incidência em animais com mais de 1 ano. As lesões mais comuns são os comedos, mas pode haver espinhas e comprometimento dos folículos pilosos, o que acaba levando a um processo inflamatório mais evidente com edema, vermelhidão e aumento da sensibilidade da região. Sua causa ainda não é bem definida, com a possibilidade de estar associada a um aumento na produção de sebo pelas glândulas sebáceas na base dos folículos pilosos, defeitos na produção de queratina (proteína que mantém a proteção da pele), alterações hormonais e hábitos de limpeza pouco frequentes.
Em alguns casos pode ter resolução espontânea, porém, na maioria das vezes, é preciso medicar, e mesmo após o tratamento, elas podem reaparecer.
O tratamento típico normalmente apresenta bons resultados, no entanto, em casos mais severos, é necessário o uso de antibióticos via oral. Outra possibilidade que pode estar acometendo sua gata é o complexo granuloma eosinofílico, caracterizado por lesões de pele ou mucosa, causando feridas que quando analisadas no microscópio (por meio do exame de biópsia) observa-se um aumento do número de eosinófilos (tipo de célula do sistema imune). Essa doença pode ocasionar lesões na boca (palato, língua ou lábios, por exemplo). O tratamento é à base de corticosteroides e apresenta boa resposta, porém animais predispostos geralmente tornam a sofrer com o reaparecimento da doença.
Veterinário: André Gatti
Data: 2015-03-09