Pesquisa revela percepção dos tutores de gatos sobre o médico veterinário

O brasileiro reconhece a importância do médico veterinário para a saúde e bem-estar dos pets? O tema foi destaque em uma pesquisa encomendada ao IBOPE Inteligência pelo Centro de Nutrição e Bem-estar Animal WALTHAM, localizado na Inglaterra, parte da Mars. O estudo revelou que a frequência de ida à clínica veterinária, incluindo serviços de higiene e cuidados com a saúde, é maior entre os tutores de cães do que entre os tutores de gatos: a média é de 2,8 vezes por ano contra 2,3 por ano.

Entre os principais motivos que levam o tutor a procurar o médico veterinário estão: consulta de rotina e vacinação (76%), aparecimento de doenças (19%), higiene (15%) e emergência (12%). Outros pontos interessantes foram identificados, como o fato de o médico veterinário ter sido apontado como a principal fonte de informação para os tutores.

Outros fatores sobre o profissional também foram identificados: a importância reconhecida de realizar a vacinação do gato sempre com um médico veterinário;a percepção de que ter gatos é mais barato porque raramente adoecem e necessitam de idas ao consultório veterinário; pets que ficam e dormem dentro de casa têm frequência maior de ida à clínica veterinária do que os que vivem fora de casa; e, dos entrevistados não possuidores de pets, 42% citaram que o acesso a serviços veterinários mais acessíveis financeiramente os fariam tomar a decisão de ter um animal de estimação.